Eu não sabia, não tinha como adivinhar...
Como eu poderia imaginar que aquele pacote que parecia estar na casa desde o verão passado não era um pão velho, impressionantemente sem mofar, e sim uma delícia gastronômica tradicional?
Não tive dúvida, Tino, o cão, estava esfomeado. Na melhor das intenções mandei ver: pão velho pra matar a fome do cachorro!
Mattia, um amigo queridíssimo, depois me explicou com a maior calma do mundo, que não era um pão velho, mas um prato típico salentino. É assado em forno a lenha com lenha da poda das oliveiras... Fica guardado por meses, até anos se bobear. Na hora de comer você joga um pouco de água, aquece e come com um fio de azeite e molho de tomate fresco por cima...Putz.
teresa, voce ao menos tirou uma foto antes de jogar para o cachorro?
ResponderExcluirahahaha
ResponderExcluirpostei a foto.
tive a chance agora de comer e conhecer um pouco mais. buonissimo.
eu gosto porque eh rustico, vai tudo pra mesa. uma vasilha com agua, os frises (tem a versao pequena, otima tambem), um monte de tomate, azeite, sal. se enfia o pao na agua (um pouco surreal no inicio) por uns 2 minutos, depois morde o tomate e espalha as sementes com caldinho no frise, por ultimo tempera com sal e azeite. o azeite do sarrumi...hum...vou sentir saudade...