Feira começando e mais parece um encontro de amigos, cada van que chega seu motorista é saudado por todos. Mas não há tempo para muita conversa, as pessoas estão chegando e é preciso descarregar os produtos e montar a barraca. Cada uma diversa da outra, cada produto diverso do outro. As pessoas começam a chegar e o movimento não para por toda a manhã. Entre turistas desavisados que se encantam com aquele universo fresco e gostoso da feira chegam também os consumidores velhos amigos, que fazem desta feira mensal sua compra de mercado.
A albicocca faz sucesso e não paramos de pesar, meio, um, dois quilos. Estão lindas e são irresistíveis. Se hà dúvida sobre a doçura, nós não temos dúvida em oferecer uma para degustação. Venda certa. E se contamos do suco feito esta semana...hum...grande chance de aumentar a feira.
Tento meu melhor buongiorno e a senhorinha me olha e diz para a amiga: stranieri. Não há dúvida que sou estrangeira, meu encanto com aquela feira (pareço uma japonesa querendo fotografar tudo) é de quem vê uma cena nova.
A feira dura por mais algumas horas, começamos as 8 da manhã e já são 1 da tarde. O almoço acontece o tempo todo, iogurte de cabra do produtor de Popi, pão e pizza integral da barraca dos jovens feirantes da cidade, suco de albicocca.
Encontrei um mineiro que trabalha com um primo do meu pai em Lavras...coincidências...
A barraca de verduras oferece verduras e mensagens. Você escolhe um papel do cesto e aquela é a sua mensagem do dia, o produtor diz que não falha, muitas pessoas não acreditam e depois ficam impressionadas como se encaixa.
Feira acabando e ainda há muita albicocca. Hora das trocas. Luciano sai pela feira e volta com uma caixa de tomate, seu amigo busca uma caixa de albicocca... pão... queijo de cabra... e quando vejo está o Luciano medindo seu pé na barraca das sandálias artesanais. A albicocca rendeu esta semana...
No final o tempo que os produtores precisam para colocar a conversa em dia, afinal vêem de todo o canto da Toscana: mesa posta embaixo de uma árvore da praça, cada um com um produto para contribuir e muita história para dividir.
O querido Luciano Pasolini arrumando a barraca da Oficinallia - sentirei saudade desta família maravilhosa que me recebeu com tanto carinho e alegria. E das albicocce.
Achei este vídeo no youtube e tá bem documentado a Fierucola!
Nenhum comentário:
Postar um comentário