Panzanella do último ano novo na fazenda.
Agora aprendi a fazer a panzanella de todo dia, ou melhor daquele dia que tá cheio de pão velho (e aqui sempre tem muito pão deliciosamente velho) e algumas coisas na geladeira ou na horta. Simples, fácil, complementa um almoço ou pode ser pra um domingo preguiçoso...
A base da salada é pão velho e tomate. Claro que se você tem um bom pão velho faz toda a diferença, e se ainda tiver mais de um tipo de tomate é perfeito!
Outras coisas fundamentais são: basílico, cebola roxa, azeite de oliva, aceto balsâmico e pimenta do reino.
Outras coisas que vão bem: pepino, salsão, aliche, azeitona, pimentão.
Primeira coisa é fazer o pão ficar macio de novo, duas opções: com um pouco de água e aceto ou com o caldo do tomate depois de picado e aceto. Ou as duas coisas se quiser.
O belo desta salada é a rusticidade. O pão depois de úmido deve ser picado com a mão, pedaços irregulares, para combinar com a irregularidade dos tipos de tomates...
A cebola fica de molho um pouco na água fria picada em rodelas...
Depois é só misturar tudo, temperar com o azeite, sal, pimenta do reino. Uma hora na geladeira para o sabor misturar bem é bom, mas não é obrigatório.
Olá Teresa,
ResponderExcluirAcabei de receber a inspiração pro meu almoço de amanhã...na marmita, claro...rsrsrs
Vou fazer essa salada, com algumas adaptações, pois não tenho vários tipos de tomates, por exemplo, e levar amanhã pro trabalho.
Depois ti conto como ficou.
Paz e muita Luz, sempre!
Abração
Lilian
isso mesmo, divide com a gente depois!
ResponderExcluirbeijo