quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Schiacchiata de Uva

Essa é pra mim a receita da vendemmia. Na Itália época de uva, é época de pão de uva! A schiacciata é como uma focaccia doce, com uvas que derretem quando cozinham e soltam seu líquido sobre o pão. Adorei desde o primeiro pedaço que comi. Não posso ir numa festa ou numa feira para procurar as barracas de pão e escolher a schiacciata mais bonita, aquela com cara de pão artesanal molhadinho...

Aurora e eu ensaiamos várias vezes de fazer, uma receita da sua mãe que nos disse até em qual videira devíamos colher as uvas. Mas acabou que ela foi embora antes de rolar. Hoje pensei que faria para comer junto com meus amigos da vendemmia, já que amanhã é meu último dia. Mas o tempo foi mais rápido que eu e hoje só vi uva branca na cantina...

Fica a receita para quem se animar. Farei provavelmente quando voltar para a Toscana, daqui a alguns dias, porque amanhã é dia de pé na estrada! Até lá, olho nas barraquinhas de pão...

A receita da massa é como de uma focaccia. Pensei em colocar na máquina de pão para bater.
1 copo de requeijão (hehe) de água
2 copos de farinha de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
4 colheres de sopa de azeite
1 envelope de fermento para pão

Para o recheio, uva roxa, daquela pequena (aqui é mais específico, mas acho que vai bem com a isabel que temos por aí...) e açúcar.

Depois da massa batida, importante que não seja uma massa muito dura, deixar descansar um pouco e depois espalhar em uma assadeira metade da massa com a ajuda de um rolo, uvas por cima, polvilhar açúcar e depois mais massa repetindo a operação das uvas e açúcar. Cabe também um temperinho tipo alecrim...


 Enquanto não faço a minha, foto do site semplicemente pepe rosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário