domingo, 30 de setembro de 2012

Clandestino, mas genuíno!




Esta é uma campanha feita por um movimento a favor dos pequenos agricultores aqui na Itália e seus deliciosos produtos: Clandestino, mas genuíno!

A idéia é que as normas higiênicas sanitárias para os pequenos produtores não podem ser as mesmas da indústria dos alimentos. Pois estas leis são pensadas para grandes produções, que trabalham com grande quantidade de matéria prima e humana. E esquece a realidade do pequeno produtor que trabalha com produto de altíssima qualidade e frescor e onde muitas vezes a mão de obra se resume ao agricultor e família.

A campanha é para os consumidores ajudarem a divulgar e consumir produtos que pela legislação são fora da lei, mas são autênticos e idôneos.

Essa também é a realidade no Brasil. Estamos agora às voltas na fazenda com a construção de um laticínio, que com nossa pequena produção utilizamos dois ou três dias na semana, e não podemos usar este mesmo espaço para uma vez ao ano em Abril fazer a goiabada ou no inverno, em dias diferentes, fazer a geléia de morango... Regras higiênicas tão distantes da nossa realidade e necessidade..




2 comentários:

  1. Ei Teresa,

    Ando uma companhia calada, mas SEMPRE presente viu!Todos os dias venho ver se você postou algo.
    Esse selo seria maravilhoso se aplicado pelo menos por um tempo, até que se resolva definitivamente, no caso do nosso queijo de Minas.
    Perdoe minha ignorância e desatualização, mas li nos blogs da Neide Rigo(COME-SE) e na Nina Horta sobre o caso do queijo artesanal mineiro não poder sair de Minas,e fiquei pasma.
    Espero que eu esteja errada e esse caso não ocorra mais pois é o verdadeiro caso de BURROCRACIA.
    Tem até o documentário do Helvecio Ratton, "O mineiro e o Queijo" que trata do assunto.
    Coisas daí que deveriam inspirar as terras de cá...
    Paz e muita Luz,sempre
    Bjo
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. Mas até aqui é um problema, principalmente com a pressão da comunidade européia...a itália resistia ao transgênico, agora com toda a crise, no pacote de salvamento que a C.E. fez possivelmente vão incluir a liberação do OGM por aqui...

    o manifesto é justo, acho que os consumidores são mais conscientes e os movimentos mais organizados.

    mas no brasil também começa alguns movimentos, não? vi no come-se o encontro de brasília sobre práticas sanitárias para pequenas produções e tb algo (não sei onde) sobre esta discussão no festival de tiradentes...

    é isso, movimentar!

    ResponderExcluir