quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Florença


Faltava um post sobre Florença. A cidade é um elo para mim: trem pra Certaldo, ônibus pro Casentino, depois volto pego um trem para Bologna, e mais um monte de vezes para Certaldo. E assim as estações já são bem conhecidas.

Mas claro que é muito mais que um ponto de partida e chegada, e sempre dou um jeito de dar umas voltinhas pela cidade que para mim, é a mais bonita da Itália até agora...

Como Liza, uma amiga, não estava disponível para a turnê pelas sorveterias da cidade, programa que já me prometeu que faremos, resolvi dessa vez ir ver o cara mais famoso da praça: Davi. Aqui vem a coisa incrível. Dá primeira vez que vim à Florença fui à Galleria degli Uffizi - escolhi que esta seria a fila que eu enfrentaria naqueles dias. E valeu a pena. O museu tem uma coleção única de peças renascentistas e, pra mim, a mais impressionante e comovente de todas: O Nascimento de Vênus, do Botticelli. Eu devo ter ficado muito embasbacada porque saí de lá e passei ao lado do pseudo Davi que está na Piazza della Signoria e nem dei bola, não vi nada. Agora quando cheguei na praça percebi que o pseudo Davi fica do lado do museu. Quer dizer, digo pseudo Davi porque esta é uma cópia. A original fica muito bem guardada na Galleria dell'Accademia.

Um outro fato marcante deste passeio: resolvi procurar com mais afinco um restaurante que minha prima Alice tinha me indicado e que me parece genial. Vizinho ao mercado central de Florença, ele faz o cardápio de acordo com a oferta de verduras e legumes do dia. Um lugar onde o cliente se adapta aos produtos da estação e não o contrário. Eu tinha procurado duas outras vezes, mas sem o endereço, só no olho, porque sabia que era vizinho à Piazza San Lorenzo, e não tinha encontrado. E agora com o endereço, claro que achei. Eu tinha estado ali do lado diversas vezes, inclusive porque me perdi naquele pedacinho da cidade um dia. Dava voltas e voltas pelos mesmos lugares, que se confundem devido à uma grande feira de bibelôs florentinos que se estende por várias ruas.

Conclusão desta enrolação toda: a gente olha, mas muitas vezes não vê nada. Fico me perguntando quantas vezes precisaria para enxergar metade, só metade, das coisas que estão à minha volta. Isso realçou uma decisão que tomei no começo da viagem: nada de excesso de arte. Eu preciso de tempo, preciso sentir uma coisa bela com os olhos do coração e depois sei que carrego comigo aquela sensação e lembrança. Muitas vezes, em viagens, a gente quer ver tudo, quer aproveitar cada espaço-tempo para visitar, conhecer, como se marcar um X em cada ponto turístico fosse o mais importante da viagem. Tudo na vida precisa de tempo. A arte, mais do que tudo. 



Bem, minha dica cultural de Florença é o Palazzo Medici Riccardi. Mais precisamente a Capela dos Reis Magos que tem lá dentro, toda com afrescos de um tal Benozzo Gozzoli. Imperdível, emocionante e com a vantagem que não tem fila!

2 comentários:

  1. O Restaurante se chama: Tratoria da Mario, fica na rua Rosina, no. 2. Vale a pena conhecer, uma massa incrível, depois um "vin santo con cantuccini"...hum...

    ResponderExcluir