segunda-feira, 16 de julho de 2012

WWOOF

World Wide Opportunities on Organic Farms (WWOOF) é um movimento iniciado no Reino Unido há 30 anos e que já tem adeptos no mundo inteiro. Tá tão famoso que já criou uma palavra nova: wwoofer, nome dado àqueles que viajam para trabalhar nas fazendas. Funciona mais ou menos assim: as fazendas orgânicas se cadastram oferecendo vagas de hospedagem para os wwoofers, as pessoas que se interessam em viajar para o campo, conhecer um pouco mais da agricultura e cultura de determinado local, também se inscrevem. O wwoofer paga 25 euros pela inscrição. Depois é só uma questão de acertos: da lista de fazendas você (que quer conhecer o campo) faz contato com aquela que te interessou mais, se eles tiverem vaga ou disponibilidade é só marcar a ida! Geralmente pedem uma estada de pelo menos 2 semanas, para dar tempo de conhecer o trabalho, a cultura local, ou seja, interagir!

É bom pra todo mundo, quem viaja o faz de forma econômica (você não paga hospedagem e alimentação), participa do dia a dia de uma fazenda orgânica, conhece pessoas do local, o que te dá a possibilidade de programas muito mais legais, novos amigos, etc. Quem recebe tem uma ajuda a mais no trabalho do campo, conhece novas pessoas e culturas (dependendo do número de wwoofers a roça pode ficar super cosmopolita).

Funciona para quem considera estar no campo um descanso, pois muitas vezes você vai cansar o corpo, pouco acostumado com esta lida. Mas nada melhor para uma boa noite de sono do que passar o dia colhendo albicocca!

Os wwoofer são normais aqui na Itália, a lista de fazendas é enorme. Diferente do Brasil onde ainda são poucas as oportunidades. Ao mesmo tempo que eu fazia minha inscrição aqui, meus pais receberam o primeiro wwoofer da fazenda luiziânia! Já fica o convite para quem se interessar...
Minha primeira experiência foi assim: ainda não wwoofer oficialmente mas trabalhando junto com o time da fazenda passei alguns dias felizes em San Gimignano. Lá a combinação dos wwoofers, com a família Pasolini, o Dado que trabalha com eles, cria uma equipe ótima, super alegre, trabalhadora, e sim, cosmopolita. Cada um com uma experiência e história diferente, todas as línguas possíveis sendo faladas (o importante era se comunicar), todo mundo junto no almoço, rindo, descobrindo o mundo do outro, suas semelhanças e diferenças. Fiz passeios ótimos com esta turma, lugares que eu não conheceria sozinha. Um pic nic em San Galgano, uma igreja super antiga, sem teto, inesquecível! Foi difícil ir embora, não posso negar. Mas continuo o caminho feliz pelos novos amigos.


O Lauro e a Annalúcia se conheceram quando ela foi wwoofer na fazenda da família dele, ano passado. Agora ela tá de volta, dá pra ver a cara de apaixonado dos dois, não?...Um casal lindo, que adorei conhecer e espero encontrar em outras andanças...

Deu pra sentir o gostinho de ser um wwoofer? Quer saber mais entra no wwoof.org

6 comentários:

  1. Oi Tereza, me cadastrei e veio uma ordem de pagamento paypal para Huang Pi-Chen Chiu
    wwoofbrazil@gmail.com - Isso não é golpe não?

    abs,
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,
      Acabei de pagar o WWOOF e também recebi ordem de pagamento no mesmo nome, Huang Pi-Chen Chiu. Deu certo pra ti?
      Abço!
      Gustavo Toreti

      Excluir
  2. carol, sinceramente não sei. eu até hoje só paguei o wwoof da italia...

    me conta se deu certo.

    abs

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal, conseguiram retorno do pagamento feito para a conta do Huang Pi-Chen Chiu?

    Grato

    Rogerio Polenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc recebeu resposta, Rogerio? Paguei hj no cartão e to aguardando ainda. Ansiosaaaaaaa!

      Excluir
  4. Ola, paguei minha taxa hoje e veio o nome desse Huang Pi-Chen Chiu
    Vcs receberam a lista? Deu certo ou foi um golpe?

    ResponderExcluir