quinta-feira, 5 de julho de 2012

Piatto del Giorno: Tramezzino

Estes lindos sanduíches abaixo são típicos de Pádua, onde estou agora. Comi um delicioso de ovo e aspargo. Feito com pão de forma branco, servido frio, é ótimo a qualquer hora do dia.


foto da internet

Receita básica: pão de forma, ovo, maionese, salada (alface e tomate). Mais recheios à sua escolha. Azeitona é ótimo. E o que mais tiver em casa. Cozinhar os ovos e misturar com a maionese (aqui a maionese é muito boa, não sei como fazer com as opções no Brasil, pois não entendo muito de maionese...), espalhar numa fatia de pão, depois a salada. Cortar transversalmente para dar todo o charme de um tramezzino. Pode cortar até em quatro para ficar menorzinho...

Aprendi mais sobre os tramezzini:

Pode ser quente também, cada fatia de pão é grelhada separadamente, para ficar com aqueles risquinhos tostadinhos, o recheio também é quente. Mas se você fizer tudo junto vai virar um misto quente, e é diferente.

Outros recheios:

Tomate e espinafre
Ovo com atum
Tomate com atum e maionese
Berinjela com queijo (neste caso a berinjela é tostada na chapa com sal e azeite)
Berinjela com porcheta (forma de se preparar a carne de porco tradicional na Itália, funciona com pernil ou uma carne assim)
Abobrinha
Repolho, ovo, tomate (o repolho passado na chapa, dá umas tostadinha, vi com repolho verde e com o roxo)
Repolho, presunto e tomate
Chicória e presunto cru...
E mais quantos recheios você puder inventar...


foto minha, do balcão. lá dentro o cozinheiro, aqui fora eu! e no meio os tramezzini de repolho, mussarela, presunto cozido e molho de funghi.

3 comentários:

  1. hola sigo tu blog hace algunos días y quiero decirte que me gusta tu estilo de escritura, es fresco y entretenido. quiero hacerte una pregunta,
    podrías recomendarme una receta fácil y deliciosa que mezcle un poco de Italia y brasil?
    se que a mis amigos les encantará

    ResponderExcluir
  2. tenho visto muito aqui na Itália berinjela. Que a gente em Minas também adora. No site dahorta tem minha berinjela preferida (50% pelo sabor, que é perfeito, 50% pelo tanto que é fácil): berinjela gratinada

    mas hoje participei da feitura de um almoço com berinjela! e posto amanhã. é berinjela empanada, mas de uma forma diferente que eu conhecia no Brasil, e é mais gostosa!

    obrigada por seguir meu blog ;)

    ResponderExcluir