domingo, 26 de agosto de 2012

Pra terminar: trio romano

Roma é uma cidade onde se come bem, não resta dúvidas. Do tradicional à cozinha moderna, passando pelos panini, pizza branca (aquela sem molho de tomate e que em outros lugares é chamada de focaccia) e outras comidas de rua. Tem um pouquinho de cada canto do país.

A cozinha antiga, histórica, é um pouco parecida com a lenda da feijoada no Brasil: os restos que os nobres não comiam e os pobres criativamente e saborosamente aprenderam a preparar. Estômago forte para comer todas as tripas, buchos e cérebros que compôem a típica cozinha romana. Comida de inverno, mesmo curiosa, vou pular. Vou direto para um trio que você encontra em toda a região do Trastevere, bairro onde tem milhares de restaurantes deliciosos da cidade: alcachofra a judia, flor de abobrinha e filé de bacalhau. Tudo frito. Uma delícia, claro. A flor de abobrinha leva dentro um pedaço de mussarela e aliche, depois é empanada e frita. O filé de bacalhau não tem segredos: empanado e frito. A alcachofra é um pouco mais difícil pra mim, sem experiência com este legume (nem sei se pode chamar assim...), tem que abrir um pouco ao meio, como uma flor despetalada, mas sem deixar as pétalas soltarem e fritar, depois abre no outro sentido e óleo quente de novo. Se come tudo, as folhas de fora lembram um chips, dentro o coração macio.



Mas não posso deixar de dizer que a melhor dica para comer na Itália é conhecer uma pessoa do local. Sabe aquele primo do vizinho que casou e mora em Roma? Preguiça de fazer contato? Vence isso e liga, vai valer a pena. Os italianos são tão simpáticos e tão bons de garfo que com certeza você vai conhecer um lugar legal. Agora se você tiver uma conhecida que rapidamente virou super amiga, como a Caterina, melhor ainda. Porque ela é arquiteta (e boa de garfo). É fascinante como ela mostra os extratos das épocas romanas em cada construção ou bairro. Aqui é muito tempo de história, numa mesma construção tem coisas do tempo dos romanos antigos, depois do período medieval, renascentista e até uma pitada moderna. Muita informação e conhecimento. Uma aula de história e gastronomia juntas. Para você ter uma idéia fomos seguidos todo o dia por um casal de italianos super interessados em ouvir as histórias de Roma que ela me contava. Pensei que sou muito afortunada nessa vida!

Caterina e Massimo, espero vocês no Brasil agora. Pra gente comer todas as frutas brasileiras e pão de queijo mineiro!


Alcaparras nascendo nas velhas colunas romanas...

2 comentários:

  1. Olá Teresa,

    Esse gran finale de Roma foi maravilhoso!
    Hum esse trio aí deve ser realmente dos Deuses(romanos, claro!).
    Amei esse seu passeio histórico-gastronômico viu.Que bom seria se encontrássemos algumas Caterinas pelo mundo, que nos dessem o melhor da história e gastronomia de cada lugar, ao invés dos roteiros pré-definidos e fast food (urgh!).
    Paz e muita Luz, sempre!
    Lilian

    ResponderExcluir
  2. Caterina é uma preciosidade!!!

    Mas é verdade que todo italiano conhece muito da sua culinária. isso, aqui, é cultura, não é ser glutão. é lindo (e saboroso).

    ResponderExcluir